Centro de Convívio

Actividades realizadas durante o mês de Janeiro de 2011

Estimulação Cognitiva 

Durante este mês a Estimulação Cognitiva foi realizada com o objectivo de abranger os grandes grupos do Centro de Convívio. Isto é, incluir todos os utentes do Centro, podendo assim tornar esta actividade acessível a todos, visto que a grande maioria dos utentes compreende a sua  importância e também demonstra muito interesse neste tipo de actividade.
 


Visita aos presépios

Como não podia deixar de ser, durante este mês, algumas das saídas com os grupos foram dedicadas à visualização dos presépios que se encontram por todas as freguesias do Concelho, maioritariamente os que foram feitos voluntariamente pelos residentes pelas ruas. Cada um mais pormenorizado do que o outro.
Um grande bem-haja a quem se dedica a esta arte, estão de parabés!

Actividades realizadas durante o mês de Dezembro

Decoração de Natal - Presépio, Árvore de Natal e decoração do salão de Festa. 


Quem melhor do que os próprios idosos para tratarem da decoração tradicional de Natal? O resultado, como já seria de esperar, foi muito positivo.

 Iluminação de Natal no Funchal

No dia 16 de Dezembro o Centro de Convívio teve uma saída para o Funchal para ver a Iluminação de Natal. Infelizmente como estava a chover não pudemos sair a a pé pelas ruas, porém, não deixou de ser um dia muito agradável.




Actividades realizadas durante o mês de Novembro

Aniversários do Mês

Eis os aniversariantes deste mês! Parabéns e muitas felicidades!





Confecção de Broas

Mais uma das nossas tradições da época Natalícia madeirense é a confecção de broas, tradição esta que não podia ser deixada de lado. Algumas tardes deste mês foram reservadas para esta actividade, e foi um tempo muito bem empregue, já que as broas saíram muito saborosas! A grande confirmação deste facto é que todas as broas foram já vendidas, dois dias depois de terem sido feitas.




Hidroginástica
Além da movimentação que os idosos do centro praticam diariamente, também praticam Hidroginástica. 
Este tipo de desporto além de poder ser praticado por homens, mulheres, jovens e idosos, é uma actividade divertida, onde há uma grande interacção durante a aula com outras pessoas. 
A nível físico, este exercício melhora a capacidade aeróbica, a resistência cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral.


Trabalhos manuais 

Durante este mês as actividades de trabalhos manuais foram a preparação de trabalhos de Natal, os postais, as decorações do pinheiro de Natal e da sala.





Actividade Orientada pelas alunas da Escola B+S da Calheta



Um grupo de alunas da Escola B+S da Calheta elaboraram uma tarde de actividades de dinâmicas de grupo para as utentes de quinta-feira.
Os objectivos da criação e desenvolvimento destes jogos foi permitir a animação e diversão entre os idosos, recordar memórias do passado, e fomentar a coesão grupal.

Actividades realizadas durante o mês de Outubro


Aniversariantes de Outubro

Parabéns aos nossos aniversariantes!!!! Esperemos que para o próximo ano possamos comemorar novamente este dia com todos vocês!

Confecção do doce de marmelo

Uma das actividades que também foi realizada durante este mês, foi a confecção da geleia e marmelada de marmelo.
Esta receita antiga ainda hoje é muito cobiçada não só pelo seu sabor intenso, mas também pela variedade de produtos que se pode obter através deste fruto.
Quem estiver interessado, pode se dirigir à valência de Centro de Convívio na Santa Casa da Misericórdia da Calheta pois estamos a comercializar a marmelada. Acreditem, vale a pena!

Festa de Halloween

O dia das bruxas deste ano foi celebrado no dia 29 de Outubro pelos idosos do Centro de Convívio e Lar Nª Sª da Estrela, na Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz, a convite da mesma.
Foi dado o início à comemoração com um desfile, no qual, os utentes estavam disfarçados a rigor, seguido de um Baile com músicas tradicionais.
No final houve um Lanche e convívio com todos os idosos de ambas as instituições.
Desta forma, este dia  não foi passado como um outro qualquer, e os idosos puderam ter uma ideia de como este dia é comemorado noutros países que mantêm esta tradição.

Trabalhos manuais 

Durante o mês de Outubro foram realizados alguns trabalhos manuais para serem vendidos na Feira das Vontades, que irá decorrer entre 2 a 5 de Dezembro no Jardim Municipal do Funchal. Visite-nos!





Actividades realizadas durante o mês de Agosto e Setembro 

Espetada 



Como a Espetada é da nossa tradição madeirense, não pôde ser deixada de lado. E durante o mês de Agosto e Setembro, esta foi uma actividade que foi proporcionada a todos os utentes que fazem parte do Centro de Convívio. É pena que ainda não é possível sentir o cheirinho da carne assada através do computador, mas podem ter uma ideia através das fotografias!
 

Actividades realizadas durante o mês de Julho

Festa de Verão no Lar N.ª S.ª da Conceição - Arco da Calheta

Passeio ao Fanal e Porto Moniz


Ida à Praia da Calheta 

Actividades realizadas durante o mês de Junho
 Preparação dos arcos e manjericos de S. João

Acção de sensibilização com a Psicóloga
Durante este mês os idosos do Centro de Convívio tiveram a oportunidade de participar numa acção de sensibilização orientada pela Psicóloga Dra. Cândida Jardim.
Nesta acção de sensibilização foi abordado o tema "Tempo para se aceitar". 
Dentro deste tema, deu-se ênfase à importância do:
Olhar-se;
Encontrar-se consigo próprio;
Descobrir as suas potencialidades;
Respeitar os seus limites e saber desculpabilizar-se;
Aprender a ser capaz de estar só;
Aceitar a finitude e a morte;
(e não menos importante) Gostar de si.





Actividades realizadas durante o mês de Maio
Movimentação

Estas actividades são realizadas diariamente, com a orientação da professora, e têm como  objectivos principais:
Propiciar o bem-estar;
Potenciar os recursos motores;
Incidir sobre os hábitos de vida;
Considerar a pessoa na sua globalidade;
Permitir e fomentar a prática regular de alguns exercícios físicos saudáveis.


 Estimulação Cognitiva


As actividades de Estimulação Cognitiva têm por objectivo estimular o trabalho de aprendizagem, desenvolvendo a capacidade de memória, concentração, atenção e participação, ao passo que também proporcionam alguns momentos de divertimento e desinibição.
Estas actividades são preparadas e orientadas pela Educadora Sénior tendo em conta a população-alvo.

Desfile de Primavera


O desfile da Primavera foi realizado no Lar da Bela Vista, em São Gonçalo. O tema deste ano foi a Primavera Intergeracional, e por isso, tivemos quatro crianças a acompanhar as nossas manequins.
Apesar da nossa instituição não ter ganho nenhum prémio neste ano, foi com muita satisfação que participamos no desfile.